
O que você precisa saber antes de vir a Morro de São Paulo
-
Morro de São Paulo é um povoado da Ilha de Tinharé, que compõe o Arquipélogo de Cairu.
-
Para chegar até aqui, somente com transporte marítimo ou aéreo.
-
Para entrar na ilha, é necessário pagar a TUPA (Tarifa de Uso e Preservação do Patrimônio do Arquipélago). O valor atual é de R$50,00 por pessoa e é pago apenas uma vez, na chegada.
-
As principais praias e povoados vizinhos são: Praia de Garapuá e Gamboa (Praia da Argila).
-
É possível ir caminhando da Primeira Praia até a Praia do Encanto.
-
O índice das marés é determinante para a realização de algumas atividades na ilha.
É possível conhecer duas outras principais ilhas do arquipélago através de passeios, sendo o principal o Volta à Ilha. -
É possível conhecer duas outras principais ilhas do arquipélogo através de passeios, sendo o principal "Volta a Ilha"
-
Todos os passeios possuem valor tabelado, são regulamentados e fiscalizados pela prefeitura.
-
MSP é extremamente seguro, índices de criminalidade chegam a quase zero.
-
Aqui não circulam carros, só é permitido veículos motores nas trilhas internas para acesso a outras praias e povoados vizinhos
-
A voltagem de energia elétrica é 220v
-
Não possuímos agências bancárias na ilha, porém na praça temos os caixas eletrônicos do Bradesco, Banco do Brasil e uma Lotérica, mas é importante trazer dinheiro em espécie.
-
As operadoras de telefone móvel que melhor funcionam são VIVO e TIM.
Manual de boas práticas
-
Jogue o lixo no lixo, se não tiver uma lixeira próxima segure-o até achar uma, você é o único responsável pelo seu lixo.
-
Evite os plásticos de uso único e dê preferência a estabelecimentos sustentáveis.
-
Seja consciente no consumo de água potável e energia elétrica, ao sair da sua pousada verifique se não ficou nenhuma torneira aberta, luz acesa ou ar condicionado ligado, os recursos naturais não tiram férias.
-
Não remova conchinhas ou areia da praia, elas são vitais para a manutenção de todo o ecossistema marinho.
-
Não pise nos corais, o simples fato de caminhar sobre eles já provoca a degradação do meio ambiente. Os corais são seres vivos que fazem parte da fauna marinha e, além de muito frágeis, levam dezenas de anos para se desenvolver. São extremamente importantes para o homem, inclusive para o oxigênio que respiramos.
-
Evite o uso de caixas de som com volume alto próximo de outras pessoas. Além de poder ser desagradável para o outro, você pode perder sua caixa, pois aqui na ilha há uma lei que proíbe o uso de equipamentos de som em locais públicos e estes podem ser apreendidos pela guarda municipal. (LEI MUNICIPAL Nº 317, 2009
-
Não alimente os animais ou dê ração para os peixes, a melhor opção de alimento para eles está na natureza, ao alimentá-los você poderá causar desequilíbrio no ecossistema local.
Lembre-se: quando for à praia, não tire nada além de fotos. Seja consciente!

O que trazer na mala
-
Chinelos e tênis confortáveis: aqui não é permitido a circulação de carros, você vai caminhar bastante e precisa estar cômodo.
-
Protetor solar, hidratante para o corpo e repelente.
-
Roupas leves e confortáveis.
-
Boné ou chapéu, óculos de sol e, se você tiver uma pele sensível, camiseta com proteção UV.
-
Corta vento ou um casaco leve, à noite geralmente temos clima fresco e com vento.
-
Dinheiro em espécie: apesar de termos caixas eletrônicos e a maioria dos estabelecimentos e ambulantes aceitarem cartão, pode ocorrer de não haver dinheiro nos caixas ou rede de internet estar fraca ou sem sinal, principalmente em época de alta temporada ou feriados nacionais.
-
E o principal: muita alegria, amor no coração e empatia com os moradores locais e turistas que também estão por aqui!!

O que não trazer na mala
-
Calçados de salto ou plataformas: apesar de grande parte das ruas terem calçamento ou passarela, o caminho é irregular, além de algumas ladeiras que você terá que subir e descer.
-
Roupas de tecidos sintéticos: você provavelmente irá caminhar muito e pode passar calor, esse tipo de tecido não absorve o suor
-
Garrafas long neck: aqui são proibidas. (Lei 553, 2018)
-
Caixa de som portátil: também são proibidas na ilha. (Lei 317, 2009)
-
Pressa e pressão: aqui o ritmo é outro, relaxe e curta com tranquilidade.
Como aproveitar melhor o seu passeio
-
Pesquise sobre a ilha e praias que você gostaria de conhecer. Com base na pesquisa realizada, escolha os passeios que mais despertam seu interesse. Programe-se antecipadamente para os passeios, pois isso garante maior tranquilidade durante a viagem e possibilita um melhor aproveitamento do tempo disponível.
-
Tenha a mente aberta quando viajar e permita-se conhecer o desconhecido. Não deixe de provar pratos porque têm ingredientes que você não conhece ou de ir a um lugar porque dizem que não é para pessoas como você, viva uma experiência completa na ilha e seja flexível com a programação. É importante ser flexível principalmente nos passeios coletivos, permita-se conhecer novas pessoas e deixar que tudo aconteça naturalmente. Você pode se surpreender conhecendo locais e pessoas incríveis.
-
No dia do passeio, leve uma bolsa ou mochila, óculos de sol, roupa de banho, protetor solar, celular 100% carregado, calçado confortável e uma toalha ou canga.
-
E assim, tire o máximo proveito das suas experiências em nosso arquipélago!